IMPEDIMENTOS
Em clima de Copa do Mundo, seria muito fácil dizer que foram certos impedimentos que não me deixaram postar aqui antes??
Eu só gosto de futebol de quatro em quatro anos, e nem é tanto por causa do Brasil. Prefiro assistir aos jogos dos outros times do que o da seleção brasileira. O que mais me chama atenção durante este período em que todo mundo (eu também, claro) vira expert é essa coisa estranha que chamamos de impedimento. Não sou contra, que fique claro. Acho até uma boa regra, melhora o jogo. Fica divertido em jogos como os do México, em que eles fazem aquela ‘linha de impedimento’. E se ele não existisse também não teria muito sentido termos bandeirinhas, afinal, o que mais é que eles fazem anão ser marcar impedimentos. Certo, certo, às vezes eles marcam uma lateral controversa e coisa e tal... mas sua função é primariamente a de marcar impedimentos. Até o próprio campo de futebol tem aquelas faixas no gramado para que fique mais fácil sua marcação. Os tira-teimas que as TVs fazem na hora do intervalo ou num daqueles programas em que ficam 5 horas discutindo um jogo (às vezes com um ator convidade que não entende nada do assunto – não que os comentaristas sejam lá grandes coisa) são em maioria sobre impedimentos. E tem coisa mais dramática do que ver um jogador marcando um gol e saindo pra comemorar e daí descobrindo que não, não foi gol, pare de ficar feliz!!??
Mas o que mais me chama atenção no impedimento é como ele é usado para medir o conhecimento de alguém sobre o futebol. A maior parte das pessoas que me diz que não gosta de Copa do Mundo ou que só torce durante a Copa do Mundo sempre provam que não entendem de futebol com a seguinte declaração: “Nem sei o que é um impedimento”. Poxa, se eles sabem que o impedimento existe e que é importante, por que não dedicam dois minutos de sua vida perguntando para alguém o que é o tal do impedimento??? Ou é um tipo de orgulho não saber?? – “Olha, eu sei que o impedimento existe, mas não sei o que é. Viu que legal? Eu não entendo MESMO de futebol, não é o máximo??” Eu sou da crença de que é minha obrigação como brasileira saber o que é um impedimento, assim como é minha função como curitibana saber o que é um penal, uma mimosa ou uma vina, assim como é minha obrigação como ser humano saber cantar Yesterday.
Ontem minha mãe recusou um convite de uma amiga para assistir o jogo dizendo que ia assistir comigo. A amiga perguntou: “Mas tua filha gosta de futebol?? Nunca achei que ela gostasse...” E minha mãe respondeu “Durante a Copa, gosta. Precisa ver, sabe até o que é impedimento”, provando assim, de maneira definitiva, que eu sou praticamente uma enciclopédia futebolística. Afinal, quem se não um grande conoisseur saberia o que é um impedimento??
E essa coisa bizarra do impedimento, juro pra vocês, não é só minha imaginação: Saiu na Folha hoje, 01/07/2006 - 12h47, uma matéria com o título: “Mantidos em isolamento por 40 anos, colonos vêem futebol pela 1ª vez”.
Eis o que dizia o penúltimo parágrafo:
"‘Esta foi a primeira vez que vimos uma Copa do Mundo, um jogo de futebol. Acho que tem pouca gente aqui que entende o jogo. Eu mesmo só fiquei sabendo na semana passada o que era a posição de impedimento’", contou Wolfgang Müller, 56.
Bem vindo ao clube, caro colono Muller.