quinta-feira, maio 06, 2010

IMPEDIMENTOS II

Em julho de 2006 eu escrevi um post para este blog que tratava da Copa do Mundo. No texto, eu brincava que o impedimento é o grande medidor de conhecimento futebolístico. Sabe o que é? Parabéns, você entende de futebol. Não sabe? Oras, não se preocupe; durante a Copa você vai certamente aprender - e logo depois esquecer (em 2014 a gente te ensina de volta!).
Este ano é a mesma coisa, o impedimento permanece como a regra pela qual se mede tudo. Será que é única regra do futebol???

Por que não temos tanta dificuldade com as outras? Todo mundo sabe que se a falta acontece num jogador do time atacante dentro daquele retângulo maior (grande área?) é penalti. Todo mundo sabe que se a bola sai do campo (linha de fundo?) pode ser escanteio ou tiro de meta, dependendo do último jogador que tocou na bola. Por que diabos a gente não consegue aprender sobre o impedimento? Cada lance é repetido trezentas vezes na TV - com narração - em slow motion, ângulos diferentes, análises técnicas (ficam desenhando aquelas linhas e flechinhas para explicar melhor). Este ano vamos poder ver até em 3D! Qual o grande mistério, então?

Estou começando a pensar que o impedimento é fruto de uma grande conspiração dos bandeirinhas. Afinal, é só para isso que eles existem. A gente tá quase no gol e o cara levanta a bandeirinha pra acabar com a nossa alegria (exceto se for para o outro time, nesse caso ele é herói nacional). Não seria melhor acabar com a regra e deixar a galera na pequena área sem se preocupar se está atrás de um jogador do outro time na hora de lançamento da bola?

Mas aí, sobre o que iríamos falar?

1 Comentários:

Blogger Ivan disse...

Atenção então, Lívia: a regra do impedimento reza que é necessário haver dois jogadores adversários entre a linha de fundo e o jogador que vai receber o passe, no momento do passe, para que este jogador esteja em condições. Normalmente se dá de barato que o goleiro está sempre ali (e 99,9% das vezes está mesmo) e assim conta-se apenas com um zagueiro adversário mais recuado pra calcular se um jogador está impedido ou não. Entendeu?
...
O negócio é que sem a regra do impedimento os times acabariam sempre mantendo um jogador colocado na área adversária, no que a gente chamava de "na banheira" (o Sílvio Luís diz "debaixo da saia") -ele ficaria ali "marcando" o goleiro, e qualquer bola que sobrasse o deixaria em condições de fazer um gol facilmente. Acho que uma regra nova mais interessante (em vez da abolição do impedimento) seria a criação de uma comissão julgadora (feminina) que avaliasse a plasticidade dos gols e desse notas de zero a dez. Assim, se o Kaká fizesse um gol de bunda, nossa seleção poderia vencer com o placar de 10 x 0. Que tal?

12:56 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial