segunda-feira, junho 21, 2004

depois de semanas fazendo uma pesquisa informal não havia chegado lá: uma pergunta me assombrava, me perseguia pelos corredores e não me deixava dormir, eternamente me atormentando. Afinal de contas o que é uma média e o que é um pingado?

Como é um assunto que tá na boca do povo e que, teoricamente, todo mundo deveria saber (eu pelo menos quero aprender), resolvi sair perguntando. Acontece que nesse país aqui, não dá pra se discutir de religião, futebol, política e café. Era muita informação desencontrada. Um desmentindo o outro desmentido o um e por aí vai. Resolvi procurar as fontes oficiais por pura falta de opção. Eis que meu querido e sempre confiável Aurélio me diz:

média: Café com leite, servido em xícara grande
pingado: diz-se do café a que se adiciona um pouco de leite e vice-versa

até aí tudo bem. mas o Aurelião não responde às minhas verdadeiras perguntas:

-qual a diferença definitiva entre um e outro? pode um pingado ser também uma média e pode uma média ao mesmo tempo ser pingado?

-tem aquela história de que um é servido só em xícara e o outro é servido só em copo de pinga?

-tem que ser copo de pinga ou pode ser outro copo, como o de cerveja, apesar de ficar ridículo?

-e o café puro, como se chama? é só café puro mesmo?

-quando você pede pão com manteiga está subentendido que na realidade é pão com margarina?

-por que todo mundo gosta tanto de mortadela?

-por que a cerveja crystal, que é a mais podre de todas, é a única que vem com a capinha na lata?

-por que a minha mãe insiste em comprar aqueles bolos horríveis com crocante, ameixa, abacaxi, geléia de uva e goiabada (tudo junto) quando o melhor bolo do mundo é nega maluca?

-como é que as pessoas ainda compram cheetos se milhopã é muito melhor e mais barato?

-como é que alguém tem coragem de comer aquela pipoca doce que vem no saquinho rosa?

-se ninguém come o bacon que vem na pipoca que você compra dos tios que tem carrinho na rua, por que então eles continuam colocando? é só pra gastar mais dinheiro?


hein? hein? hein?

meu professor de filosofia na federal, sempre que acaba de explicar alguma coisa, olha pra gente e pergunta: "dúvidassssss? angústiasssss? inquietaçõesssss?". Eu fico quieta, mas minha vontade é gritar: "dane-se o rousseau!!! por que que meu curso de shakespeare tem que ser bem na hora de everwood e gilmore girl???", pois são essas minhas pequenas angústias cotidianas que eu uso como mecanismo de defesa (psicologia da educação em uso) enquanto sou passiva ao bombardemanto de mensagens consumistas produzidas pela indústria cultural (teria da comunicação).

E como a opinião pública surge de uma controvérsia, deixe sua opinião (quantitativa e qualitativa) sobre o café nos comentários.
desde já agradeço,
sinceramente
nLeIrVdIsA (quem entendeu a assinatura???)

ps- se alguém puder me responder outras perguntas também... ficaria muito grata. de onde viemos? quem somos? pra onde vamos? qual número vai sair na loteria acumulada?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial