quinta-feira, dezembro 09, 2004

AS RUAS SÃO RELATIVAS
Fui na formatura de pré-escola do meu priminho... várias crianças correndo e gritando. Ser pedagogo deve ser a última coisa na minha lista de (im)possíveis profissões.
Depois fomos comer pizza (a família inteira..um convite para o desastre). Estávamos re-explicando para o meu avô como se fazia para chegar na nossa casa (a gente se mudou faz pouco tempo). Enfim, falamos que era na Acyr Guimarães e coisa e tal. Depois de alguns minutos, minha tia-avó, virou pra mim e comentou em voz baixa: "Livinha, estou mesmo ficando velha...". Intrigada com o que a teria levado a essa conclusão ali, entre garfadas de pizza portuguesa, perguntei: "Por que tia? O que aconteceu?". A resposta dela foi a melhor (mais triste e melancólica, mas a melhor) da noite: "Quando eu era jovem, sempre ouvia os nomes das ruas e sabia que eles eram figuras históricas, gente importante que tinha morrido antes do meu tempo.. Mas o Acyr Guimarães, Lívia, era meu amigo... Ele era jornalista lá na Gazeta e trabalhava com seu tio. Quando você já foi amiga de uma pessoa que morreu e virou nome de rua, então você sabe que está mesmo velha." O que que se responde pra uma coisa dessas? Achei melhor não lembrá-la que o meu próprio tio-avô, marido dela, já virou nome de rua (só que uma dessas ruas bem longe, em que ninguém mora), nem mencionar que estava no cemitério um dia, pouco depois da gente se mudar, e vi o túmulo do Acyr Guimarães, era um daqueles que tem mausoléu da família e tudo. E depois, estudando pra uma prova de rádio, descobri que o tal Acyr Guimarães escreveu e publicou na Gazeta a primeira notícia sobre a primeira transmissão de rádio de uma emissora paranaense, lá pelos idos dos anos 20.

Hoje finalmente vi com meus próprio olhos um mirtilo. Me expliquem uma coisa: morango é strawberry, framboesa é redberry, amora é blueberry... e o mirtilo é o quê? Que tipo de berry é o mirtilo? E eu vi um pacote de trident que anunciava que o sabor era "menta verde". Mas eu me pergunto: "existe alguma menta que não seja verde?". Não estou perguntando pra dar uma de engraçadona ou pra provocar... quero realmente saber essas coisas inúteis.

Até

PS- Peguei final. Droga.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Tanta abobrinha heim...

7:03 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial